Enfim chegamos ao final de uma campanha espetacular, somos os vencedores. Rodrigo Soares é o novo presidente do Partido dos Trabalhadores da Paraíba. É a vitória da serenidade, da verdade e dedicação, sobretudo com compromissos partidários. É a vitória da militância do PT, é a vitória do povo da Paraíba. É a construção de um partido forte, que se agigantará e será referência em todo o nordeste e ícone no cenário politico nacional. Estaremos organizados nos 223 municípios paraibanos, veremos a juventude toda engajada. É a vitória do PARTIDO DOS TRABALHADORES. A Paraíba já mostrou que esta perfeitamente em sintonia com o projeto nacional do partido dos trabalhadores, iremos construir um palanque forte para as eleições de 2010 e mostrar para todo o Brasil o valor que tem o Partido dos Trabalhadores aqui da Paraíba.
O Partido dos Trabalhadores realiza nesta sexta-feira, 13, o último debate entre os candidatos ao Diretório Estadual do partido. O embate acontecerá a partir das 19h, no auditório da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em João Pessoa. Estão na disputa pelo cargo o deputado estadual Rodrigo Soares, o deputado Federal Luiz Couto e Nabal Quarto.
Faltando apenas 10 dias para o PED (Processo de Eleições Diretas), o último debate; que será mediado pelo membro da Comissão Eleitoral, Marcus Túlio, promete ter de um clima bastante acalorado entre os presidenciáveis, já que essa será a última oportunidade que os candidatos terão para apresentarem suas propostas para a militância de várias correntes.
De acordo como o deputado Rodrigo Soares o PED é um momento de unir a militância e não de fragmentar o partido através da guerra pela guerra de acusações descabidas e assuntos requentados. “Nós colocamos o nosso nome a disposição da militância porque acreditamos que podemos tornar o partido unido e forte, através do projeto que nós temos para o partido nos 223 municípios paraibano”, disse o deputado.
O deputado adiantou que tem um grande projeto de desenvolvimento para a Paraíba, onde o PT é protagonista, junto com seus aliados nesse projeto. “A nossa candidatura a presidente do partido representa isso. Nós queremos que o PT possa estar na chapa majoritária, ou com a vice-governadoria ou no senado. E queremos que o PT da Paraíba seja protagonista da política paraibana, como é hoje com o vice-governador, como pode futuramente disputar as prefeituras do estado”, concluiu Soares.
Uma candidatura em prol do diálogo com os aliados sejam eles do PMDB, PSB, PRB ou PCdoB e a democracia com base também no diálogo para resolver as divergências internas do PT. Esses são alguns objetivos da candidatura do deputado Rodrigo Soares a presidente estadual do Partido dos Trabalhadores.
Rodrigo concorre ao PED (Processo de Eleições Diretas), pela chapa “Em defesa de um partido unido e forte. O partido que muda a Paraíba e o Brasil” Ele defende a renovação da diretoria do partido para que o PT possa crescer no Estado, mantendo e construindo novas alianças para fazer a petista Dilma Rousseff presidente no país nas eleições de 2010.
O deputado disse que as divergências internas são inevitáveis, mas que respeita todos os candidatos à presidência estadual do partido e que essas diferenças se mantenham, apenas, no campo das idéias.
“Não vou entrar nessas discussões, pois não é esse nosso objetivo. O PT da Paraíba precisa crescer, precisa avançar, precisa fazer com que suas lideranças se vejam na foto em 2010. A nossa candidatura tem projeto para todas as lideranças, tem especo para Luiz Couto, para Jeová, para Giucélia, Anastácio, Luciano Cartaxo e todos aqueles que nos apóiam e defendem o partido em sua militância.
Segundo Rodrigo Soares o PT precisa ter unidade na sua ação no dia 22 de novembro, dias das eleições PED. “É isso que nós estamos e vamos continuar construindo dentro do partido”, finalizou o deputado. As eleições acontecem no dia 22 de novembro e cerca de 29 mil filiados estão aptos a votarem no PED 2010.
O presidente do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, deputado Federal Ricardo Berzoine, reafirmou o apoio a candidatura do deputado estadual Rodrigo Soares a presidência do Diretório Estadual da Paraíba. As declarações foram feitas na última sexta-feira durante entrevista concedida ao programa radiofônico Correio Debate da 98FM Correio Sat.
Berzoine deixou claro que nesse debate interno “quem esta contribuindo mais para o processo na Paraíba é o candidatura de Rodrigo Soares”. Questionado sobre as políticas de alianças no Estado ele disse que este assunto só será definido no congresso Nacional do PT em fevereiro de 2010.
Ele lembrou das alianças que o foram firmada nas eleições para governador 2006 e para prefeito em 2008, e disse não ver razão “para que não haja espaço para o dialogo entre o PT, PMDB e PSB, além de outros partidos importantes, para manter a base do governo Lula no Estado e ajudar na campanha Nacional em 2010 para eleger a companheira Dilma Rousseff”.
SEVERINE MACEDO, secretária nacional de Juventude do PT:
“O deputado Rodrigo Soares, com sua trajetória e militância sempre em defesa da juventude, tem sido um parceiro importante na construção das PPS no País. Com seu comprometimento com a diversidade e o partido, reúne todas as condições de ser um ótimo presidente do PT na Paraíba e contribuir par que, cada vez mais, as pautas da juventude sejam assumidas e impulsionadas”.
SOCORRO BRITO, secretária de Mulheres do PT/PB:
"Os espaços para as candidaturas de mulheres no PT vêm sendo diminuído e isso nos preocupa. A significativa participação de mulheres na chapa do companheiro Rodrigo mostra que a sua proposta é que haja paridade entre homens e mulheres, candidatos e candidatas na composição e isto o diferencia dos demais, mostrando que é um candidato que dialoga com os movimentos e que tem uma postura extremamente democrática e isso foi muito importante para a decisão de apoio a Rodrigo Soares.."
FREI ANASTÁCIO, superintendente do INCRA:
"Eu estou na luta com o companheiro Rodrigo Soares apoiando sua candidatura a presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores por acreditar que ele fará uma administração democrática, mantendo o diálogo com as minorias dentro do partido. Eu tenho certeza que ele vai ajudar o partido a crescer em todas as instâncias, assim como vai contribuir muito na escolha do caminho que o partido irá tomar em 2010."
JEOVÁ CAMPOS, deputado estadual do PT/PB:
"Eu tenho certeza que o companheiro Rodrigo Soares é o melhor nome para dirigir o Partido dos trabalhadores nos próximos anos, pela visão estratégica que ele tem da Paraíba e do Brasil e mais que isso, pela compreensão sob a manutenção do governo Lula, através da candidatura da companheira Dilma e a manutenção das alianças firmadas em 2006 , que levaram o PT a ser governo do Estado hoje. Não esquecendo o seu comprometimento com a luta dos mais humildes e pela transformação da Paraíba."
GIUCÉLIA FIGUEIREDO, Executiva Estadual do Partido:
"A candidatura de Rodrigo Soares sintetiza um pensar coletivo de como se deve administrar o PT na Paraíba. Ele tem, em seu projeto, uma articulação direta com todoas as forças políticas que compõem cotidianamente o partido, além de manter o diálogo com os diversos segmentos sociais, construindo, assim, o equilíbrio entre a institucionalidade e os movimentos. Nós entendemos que, a partir desse modelo de gestão, o PT se fortalece para o grande desafio de 2010, que é eleger a companheira Dilma Rousseff presidente do Brasil"
LUCIANO CARTAXO, vice-governador da Paraíba:
"Eu acompanho a dedicação e fidelidade, como também os trabalhos que o companheiro Rodrigo Soares vem desenvolvendo ao longo de sua militancia no PT. Ele é o nome que representa a consolidação do PT na Paraíba, além de estar em total sintonia com o momento que o partido vem vivenciando no Estado. Eu tenho certeza de que esse é o melhor nome para conduzir o partido a partir de 2010, porque essa candidatura aglutina os melhores projetos, os melhores sentimentos, não so para o processo de eleições de 2010, mas também para toda a sociedade".
ANSELMO CASTILHO, presidente do PT/JP:
"Subscrevo o apoio a Rodrigo Soares presidente do PT/PB porque é fundamental, na atual conjuntura, consolidar a visão estratégica para o embate eleitoral de 2010, com o fito de avançarmos na transformação do Brasil. Rodrigo é a constatação de que o exercício do diálogo resplandece os projetos e as perspectivas partidárias".